07-05-2024

Artem Nych conquista pelo segundo ano consecutivo o Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela

Artem Nych (Sabgal / Anicolor) é o grande vencedor do VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova que conquista pelo segundo ano consecutivo. Já Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling) venceu a 3.ª Etapa, que fechou a 6.ª edição, com Nych a cruzar a meta em 2.º lugar, na Covilhã, com o mesmo tempo do vencedor.A última tirada do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela contou 171 km, que ligaram Manteigas à Covilhã. A etapa-rainha ficou marcada pela dureza dos primeiros quilómetros, com duas subidas muitos exigentes às Penhas da Saúde (2.ª categoria) e logo a seguir à Torre (1.ª categoria). Houve seis corredores que se aventuraram e atacaram: Carlos Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Keegam Swirbul (EFAPEL Cycling), Oscar Cabedo (ABTF Betão-Feirense), Luís Fernandes (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car), Calum Johnston (Caja Rural-Seguros RGA) e Julien Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling).

A dureza do percurso foi selecionando os fugitivos e apenas sobreviveu Carlos García Pierna, que ao isolar-se na subida para as Penhas da Saúde, pedalou em solitário até 10 km para a meta, momento em que foi alcançado pelo pelotão, após uma perseguição feroz da Sabgal / Anicolor.

Ao impor um ritmo forte na subida até à Covilhã, a equipa do Camisola Amarela não permitiu que houvesse mais qualquer ataque. Com o pelotão compacto, foi ao sprint que se discutiu a tirada. Alex Molenaar foi mais forte do que Artem Nych, acabando os dois com o mesmo tempo, 04h54m14s. Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor) foi o 3.º classificado, terminando três segundos depois e vindo confirmar o poderio e domínio da Sabgal / Anicolor durante os três dias da prova.

Nas contas da Geral, Artem Nych terminou com 10 segundos de vantagem para Alex Molenaar e 25 segundos sobre Mauricio Moreira, 2.º e 3.º classificados, respetivamente, no pódio final.

 

“Estou muito feliz! Muito obrigado à minha equipa, que fez tudo por mim, sem eles era impossível eu ganhar. Acompanharam-me até aos últimos 500 ou 300 metros da meta, nós ganhámos juntos. E é muito importante dizer isto”, revelou, emocionado, Artem Nych, o grande vencedor da sexta edição da prova.

No que toca às classificações secundárias, Molenaar venceu a Geral por Pontos, Carlos García Pierna foi consagrado Rei dos Trepadores na Covilhã, Jorge Gutiérrez (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem e a Sabgal / Anicolor conquistou a Geral por Equipas.